Sobre o Autor

O autor deste blog chama-se João Mariano, nasceu em Setúbal há 31 anos atrás e reside actualmente em Almeirim, uma cidade perto de Santarém em Portugal. É completamente apaixonado pela sua Clara e seus jogos de RPG. Gostava de escrever dois livros, fazer um filho que saísse à mãe, e plantar um salgueiro. O autor sonha criar uma editora e passar os dias a escrever livros e jogos de RPG.

Gosta de comida Indiana, Japonesa, Peixe Grelhado e Choco Frito, Grega, Mexicana, Ribatejana mas a hipocrisia, farinha de pão nos dedos, injustiça, sumo de limão debaixo das unhas, cinema francês “realista” e Margarida Rebelo Pinto dão-lhe azia no estômago.

Alguns dos seus RPGs favoritos são o Vampire: The Masquerade e Requiem, Dark Ages: Vampire, Mage e Fae, Mage: The Ascension e The Awakening, Changeling: The Dreaming e The Lost, Engel, Orpheus, Tribe 8, Burning Empires, Polaris, Houses of the Blooded, Solar System, Nobilis, Amber Diceless Roleplaying, Don’t Rest Your Head…

8 comments on “Sobre o Autor

  1. Deivide Argolo diz:

    Olá João, meu nome é Deivide e sou do Brasil, li seu tópico sobre blogue português no fórum da Jambô, adorei a iniciativa e gostaria de oferecer qualquer tipo de ajuda que precisar.
    Não tenho muitas habilidades, mas aprendo rápido e com gosto, o que mais tenho a oferecer é teoria em RPG, estou com problemas em achar outros players como você.
    Tenho conhecimento em inglês, manuais dos sistemas: 3D&T,Gurps fantasy, castelo falkstien, Vampire, werewolf, dungeons and dragons 3ed e alguns suplementos básicos.
    Se tiver interesse, entra em contato comigo. Boa Sorte com sua campanha.

    • jrmariano diz:

      Olá Davide!

      Obrigado pelos elogios e pela tua vontade em me quereres ajudar.

      Também me interessa a Teoria do RPG, ou pelos menos aquela que permite e incentiva mais diversidade de oferta das experiências de jogos facultadas pelo roleplaying e tenho sempre curiosidade pela novidade e pelo diferente que apareça associado ao nosso hobby.

      A primeira ajuda que me podes dar é comentares os tópicos aqui do Sopa do RPG que achares interessantes para que possamos discutir e trocar ideias.

      De resto, se tiveres alguma ideia para um cenário de introdução de um jogo de RPG em português ou para um jogo original manda-me um e-mail, para que possamos discuti-la e até publicá-la aqui no blogue ou noutro sítio da internet.

      Bom Roleplay para ti também e joga muito!

  2. arquimago diz:

    João tentei falar com você pelo forum do TPK, mês que vem estou indo a Europa e gostaria de conversar com você em particular… se você tiver tempo de ajudar um viajante de primeira viagem, por favor entre em contato comigo, pois não achei outro lugar para falar com você…

    Desculpe usar este espaço.

    E adorei sua participação nos podcasts da Terceira Terra!

    • jrmariano diz:

      Olá! Tudo bem?

      Vens a Portugal? Excelente! Manda aí um mensagem para o serviço de correio eletrónico do Hotmail mas não te esqueças de pôr este meu nick antes da arroba. 😉

      Não há problema e fico contente que tenhas gostado da minha “invasão” dos VTT.

      Se aguentares as “portuguesices” pode sempre ouvir o Ludonatas que também costuma ter participação do Ricardo Tavares do Jogador-Sonhador. 😉

  3. Diogo diz:

    Olá João

    Estou interessado em iniciar-me em jogos de role play, gostaria de começar pelo dnd, e pelo que ouvi dizer, há um starter set da 4ª edição que é acessível para principiantes. Tens ideia onde possa adquirir esta edição em portugal? lisboa de preferência..

    • jrmariano diz:

      Olá Diogo! Tudo bem? 🙂

      Por acaso essa é uma daquelas dúvida recorrentes do pessoal que se interessa pelo RPG e nesse sentido até se criaram no grupo “Dungeons & Dragons – Portugal” no Facebook (para o qual desde já te convido: https://www.facebook.com/notes/dungeons-dragons-portugal/) os dois textos “fixos” que passo a transcrever:

      “ONDE COMPRAR D&D

      Esta é uma daquelas perguntas recorrentes e ficam aqui algumas sugestões de locais onde se pode comprar material de jogo:

      Lojas Online

      – Existe uma loja portuguesa online de jogos chamada Diver (http://www.diver.pt/loja/index.php?cPath=119_121) que tem algumas coisas de D&D.

      – Se não podes sempre encomendar online pela Amazon (http://amzn.to/lZtDV8) ou pela Book Depository (http://bit.ly/kq8soL). Esta última é Inglesa e envia-te sem custos de portes e despesas extra de alfândega.

      – Para adquirires livros mais antigos de D&D (e recentes também) procura na norte-americana Noble Knight Games (http://www.nobleknight.com/).

      Lojas Locais

      – Se fores às Lojas Devir Arena (http://www.devir.pt/lojas_arena.html) podes provavelmente encontrar material lá ou encomendar dado que a empresa é a distribuidora oficial dos produtos.

      – Se não tiveres nenhuma perto vai às lojas recomendadas (http://www.devir.pt/lojas_recom.html), dado que presumo que sejam as que vendem produtos Devir, e tenta encomendar por lá.

      Almada

      Videoclube Disco Europa (http://www.discoeuropa.pt/) – encomenda por pedido.

      Costa da Caparica

      Videoclube Disco Europa (http://www.discoeuropa.pt/) – encomenda por pedido.

      Gaia

      Valhalla (https://www.facebook.com/ValhallaGaia) – encomenda por pedido.

      Lisboa

      Devir Arena Lisboa (ver acima) – encomenda por pedido apesar de terem normalmente uma versão introdutória, a Red Box da linha Essentials da 4ª Edição de D&D, disponível em loja.

      Porto

      Devir Arena Porto (ver acima) – presumivelmente encomenda por pedido.

      POR ONDE COMEÇAR NO D&D

      Quanto ao que comprares primeiro para ires começando a jogar temos que dizer que o D&D está agora numa fase de transição.

      Vai sair este verão a nova edição e o material da anterior, o da 4ª edição, começa a ser um pouco difícil de arranjar e tal.

      Além do mais existe uma versão do D&D 3ª Edição chamada Pathfinder que se tornou bastante popular devido à qualidade do material de aventuras e acessórios.

      Para o Pathfinder existe uma Beginner Box que o pessoal diz ser uma grande opção como material introdutório especialmente na proporção qualidade/preço e da qual vai sair uma nova tiragem em Abril. http://paizo.com/pathfinderRPG/products/beginnerbox

      A Caixa Introdutória da 4ª Edição está neste momento esgotada na maioria das lojas mas talvez em algumas, inclusive as de Portugal, ainda as consigas arranjar. Tens mais informação aqui: http://www.wizards.com/dnd/redbox.aspx

      Se tiveres curiosidade esta última 4ª edição está mais focado numa jogabilidade baseada numa sucessão de arenas de combate táctico e em que cada personagem representa os papéis de combate típico dos MMORPGs.
      O Pathfinder/3ª Edição é mais baseado na superação de desafios com um grande foco no combate mas não só e numa espécie de simulação detalhada do mundo fantástico.

      A 5ª edição vai ser uma mistura dessas duas coisas com um pouco mais de foco em exploração dos elementos fantásticos dos mundos de fantasia que na maioria das vezes se revelam bem perigosos.

      Contudo esta última ainda não está bem definida apesar de ter havido um playtest público.”

      Desculpa a mega-resposta mas espero que tenha sido informativa.

      De qualquer modo se te interessar gostava também de te convidar para apareceres nos Encontros Mensais do Grupo de Roleplayers de Lisboa que ocorrem todos os segundos sábados de cada mês no Centro Comercial Alvaláxia (o mesmo do Estádio do Sporting). O próximo é já no dia 12 de abril e costumamos juntarmo-nos lá para experimentarmos jogar RPGs e conviver uns com os outros. A ideia é mesmo divulgar o RPG a quem não conhece e celebrarmos juntos o hobby.

      Nesse Encontro vamos ter por lá duas jogatanas de Pathfinder RPG (o tal sucessor bem-sucedido da 3ª Edição de D&D) a que te podes juntar na boa além de que com alguma combinação ainda se arranja uma sessão introdutória de D&D 4ª Edição num dos próximos Encontros se houverem mais interessados. 🙂

      Por isso se te interessar dá um salto também no grupo do Facebook (que podes encontrar aqui: https://www.facebook.com/groups/gruporoleplayerslx/) e é onde anunciamos os nossos eventos. 😉

      • Diogo diz:

        Isso é que é uma resposta 😛
        Como te disse não tenho experiência e do pouco que li, fiquei com a ideia que a 4e era simplificada relativamente à 3.5e, e como o pathfinder é baseado na 3.5e pensei que talvez não fosse boa ideia para começar. Mas agora estive a ler a informação sobre a beginner box e provavelmente vou seguir a tua sugestão.

        Agradeço o convite, sou capaz de aparecer num dos próximos 🙂

      • jrmariano diz:

        Na minha opinião (o que vale o que vale, eh eh) acho que o Pathfinder/D&D 3.5) é capaz de ser um pouco mais complexo do que o D&D 4ª Edição mas tem os dois “filosofias de jogo” diferentes que se complementam. Portanto nunca começas mal casos escolhas jogar um ou o outro. 😉

        Boa, lá te esperamos no Encontro, então: 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s