Jogador-Sonhador e Sopa do RPG num podcast sobre o Futuro dos RPGs

E lá que se passou um ano desde que participei no Jogador-Sonhador, um podcast português sobre RPG da autoria do Ricardo Tavares. Nesse episódio, o dezasseis, o tema foi o passado, presente e futuro do World of Darkness, um universo fictício multi-jogos de horror pessoal e conspiração sobrenatural.

E depois deste tempo todo manteve-se sempre a vontade mútua, reforçada pelo eterno apoio do Ricardo ao projeto de um outro podcast português de RPG, o Ludonautas,  e que tem até participado na suas gravações como um dos “viajantes”, de uma nova participação no Jogador-Sonhador.

Desta vez, no episódio 39 (uau!, já se gravaram tantos?), falámos não só da última grande novidade do World of Darkness, que remete para o episódio que tínhamos gravado antes, como também falámos do futuro dos RPGs. Falámos bastante sobre Virtual Tabletops e quadros interativos, distribuição digital, licenças abertas, crowdfunding, o potencial dos tablets e smartphones e sobre os novos e futuros jogadores. A conversa entusiasmou-se e ainda gravámos 1h30m batendo o anterior recorde. Será que a Internet aguenta um episódio tão grande cheio de especulação? Será que a CIA vai invadir as nossas casas à procuras de manuais de subversão juvenil para a nossa luta imaginária?!

Talvez não dado que a minha voz é obscurecida ocasionalmente para tornar mais difícil à Eidolon de localizar as ideias radicais nela contida. 😀

No entanto espero que todos apreciem ouvi-lo e se quiserem comentem-no aqui, no site do Jogador-Sonhador no podbean ou indo a  este tópico específico no TPK Brasil.

Já agora não estranhem a omissão da realização do 3º Encontro Mensal de Roleplayers de Lisboa. Ele realizou-se mas simplesmente não postei aqui o anúncio. Mas posso-vos dizer que além de um número de participantes que tem vindo a crescer e diversificar-se a novidade desta vez foi que jogámos apenas criações portuguesas da pessoal da comunidade. Mas acerca disso provavelmente escreverei um post mais extenso e detalhado. 🙂

Anúncios

2 comments on “Jogador-Sonhador e Sopa do RPG num podcast sobre o Futuro dos RPGs

  1. joaquim_martins diz:

    E grande podcast que ele foi! Tenho também pensado bastante nas novas tecnologias e suas aplicações futuras nos livros, e por ligação aos RPGs. Não preciso de partilhar nada por aqui porque vocês disseram tudo o que tinha a dizer e ainda mais. Os RPGs têm muito a ganhar com os livros interactivos, principalmente para os exemplos animados de jogo, e apps de apoio ao jogo.

    Só uma coisa que me lembrei agora: já existe um jogo de miniaturas sem dados que usa pc ou tablets para resolução de lutas e gestão de unidades. Chama-se “ex-Illis” e é pioneiro no uso de novas tecnologias ao serviço do gaming. Claro que precisa de muitas alterações, mas é um bom princípio.

  2. jrmariano diz:

    É verdade, lá grande foi! Não sei se ser extenso é ao gosto de toda a gente mas simplesmente fomos falando ao ritmo da conversa.

    Obrigado pela atenção, Joaquim. É bom ler comentários elogiosos a algo que se fez com gosto. 🙂 Estás à vontade para partilhar as ideias que ficaram por dizer. Já deste uma vista de olhos naquele projeto de se usar uma Microsoft Surface (http://www.etc.cmu.edu/projects/surfacescapes/), uma mesa gigante multi-touch para se jogar D&D, que reconhece as miniaturas e faz os cálculos e articula as mecânicas?

    Sim! O Ex Illis parece ser bastante interessante e não retira a fisicalidade ao jogo de miniaturas. Não tenta transformar o jogo num videojogo de estratégia. Apenas complementa e agiliza a experiência de jogo.

    Aplicar esta ideia a um RPG podia não necessariamente apenas só por reformular a apresentação e adjudicação dos desafios táticos. Podia até ajudar na estrutura narrativa ou na inclusão de ideias e story hooks!

    De qualquer modo muito obrigado pela dica. 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s